Uma troca de experiências e conhecimento
- Brenda Griep
- 16 de ago. de 2017
- 1 min de leitura

Um dos objetivos do Projeto Tecidoteca IFSUL - CAVG é promover uma troca de saberes entre estudantes e grupos de economia solidária da cidade de Pelotas. Para isso são planejadas, preparadas e desenvolvidas oficinas de artesanato, direcionadas a estes grupos, com a utilização de resíduos têxteis.
A Associação de Vilas Reunidas Fraget foi fundada em 1981 por grupos que lutavam por terra, água, energia elétrica e saúde pública, traduzida por uma busca ao bem comum coletivo. Esta Associação compreende a área das vilas Farroupilha, Real, Aurora, Guabiroba, Elza e Treptow, das quais suas iniciais formam o nome Fraget. Além do grupo de Artesanatos, a Associação conta com um grupo de Reciclagem e outro de Costura.

O grupo de artesanatos da Associação Fraget é formado por mulheres que, ali, buscam uma fonte de renda extra. Para a confecção das peças artesanais elas usam matérias alternativos – retalhos de tecidos, papel, plástico, vidro – bem como matérias novos, sempre procurando seu aproveitamento máximo.
Nos últimos três meses, os alunos bolsistas da Tecidoteca, juntamente com a professora Aline Machado, coordenadora do projeto, vem ministrando oficinas para o grupo de artesanatos da Associação. Em conversa com Bernadete Lovatel, moradora e voluntária como Assistente Social na instituição, ela descreve a oferta dessas oficinas como “uma troca muito saudável e muito positiva, pois é uma troca de experiências e conhecimento”. Com uma periodicidade de 2 tardes por mês, o projeto terá seguimento até novembro de 2017.
Comments